A Obsessão pela Perfeição — Cisne Negro

Quando o ambiente a nossa volta parece — e muitas vezes é — hostil, podemos desenvolver defesas com o intuito de manter nossa segurança. Tais defesas podem encontrar soluções na submissão intransigente a alguém, na supressão da vontade própria ou na busca pela perfeição, com o objetivo de corresponder aos desígnios do outro. Essas soluções foram obtidas por Nina, protagonista do filme Cisne Negro (2010). Sua busca por se tornar a bailarina perfeita suprimiu sua visão da realidade.
Nina, desde pequena, foi sufocada e levada a a realizar o sonho da própria mãe — de se tornar bailarina —, pois esta não conseguiu seguir na carreira por conta da maternidade. Frustrada, a mãe projeta o seu desejo na filha e a submete a um controle rígido de dedicação. Isso faz com que Nina se fixe na fase infantil de dependência, entendendo qualquer reivindicação da vontade, quando adulta, como desrespeito e ingratidão com os outros, levando-a a perder a capacidade de ter iniciativa e julgamentos próprios.
A solução da perfeição foi a forma que encontrou para repreender a si mesma antes que a reprimenda dos outros se tornassem insuportáveis, pois, embora reprima a raiva por se sentir inferior, precisa dos outros para conseguir proteção, já que qualquer sinal de conflito pode ser entendido como justificativa para que o outro se afaste. A busca pela perfeição, antes de ser uma vontade pessoal, é determinada por coisas que acreditamos que os outros esperam de nós. No final, buscamos, não a perfeição mesma, mas a mera aparência dela.
Na psicologia junguiana, a sombra é nossa personalidade inconsciente. Representa nossos próprios atributos, mas que são desconhecidos por nós mesmos. Quando uma pessoa enxerga a sua sombra, muitas vezes, ela nega que tais impulsos possam existir em si, então tenta projetar nos outros, com o objetivo de negá-los. Nina, durante o filme, foi tomando consciência da sua sombra, de suas preferências e convicções. Mas agarrou-a pela unilateralidade e começou a ter delírios de perseguição, pois nunca aprendeu a lidar com os próprios impulsos, já que sempre vivia pela estima dos outros.
O self — o entendimento sobre si mesmo —, possui um lado luminoso e um sombrio. O lado sombrio do self pode levar as pessoas a tecer ilusões e fantasias megalomaníacas, justamente pela fixação no ideal que erigiu para si mesmo. Tomada por sua sombra, Nina obteve o impulso que queria para atingir a perfeição, mas, para isso, abdicou da realidade e desintegrou sua personalidade. Seu lado sensível (simbolizado no filme pelo seu papel como cisne branco no ballet) foi tomado por sua sombra (simbolizado pelo cisne negro).
É dito que, só alcançamos a perfeição quando morremos, passando da finitude à eternidade e, dessa maneira, não mudamos mais. No entanto, podemos acabar morrendo, sem estar, de fato, morto, ao tentar atingir a perfeição.